Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.

Especialista em Análise Transacional, é Membro Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) e Membro Didata em formação pela UNAT-Brasil.

Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais.

Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou privada em diversos segmentos de mercado.


Atualmente é Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.

Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de conduta frente à realidade.

É articulista de vários jornais, revistas especializadas e sites de internet.

 

 

 

 


 

R. Ondina, 44 - Redentora
São José do Rio Preto - SP
Fone: (0xx17) 3233 2556 

 

 

Mensagem da semana

 

Seu tempo acabou

 

Uma das tarefas mais comuns do Psicólogo é colocar limites na realidade externa do cliente, pois assim, ele estará convidando-o a estabelecer limites para sua realidade interna, resolvendo muitas das suas dificuldades. Quando a hora terapêutica acaba, o psicólogo comunica ao cliente que seu tempo cronológico acabou. Ele faz isso com a maior naturalidade.
A administração do tempo é um dos principais quesitos para a resolução de conflitos internos. Não dá mais para chorar? Não tenho mais tempo? Não dá mais para falar? Puxa, agora, que embalei, quero falar mais...

O cliente pode pensar que é uma forma até desumana; que frieza! o cara levanta e diz: até a próxima sessão! e eu estou com vontade de falar mais!!! Já estava terminando...

Pois é... Se o profissional não colocar este limite, ele não estará contribuindo em nada para o crescimento do cliente. Neste momento, muito mais importante que deixá-lo chorar ou falar mais um pouquinho, é não deixá-lo fazer isso, para que ele possa entrar em contato com a sua frustração e para que saiba administrar suas emoções quando alguém lhe diz o que ele não quer ou não gosta de ouvir.

Poucas pessoas se encorajam a passar pela experiência de um processo terapêutico. Quem o faz sabe que o psicólogo não é um cara "bonzinho" , que concorda com tudo que o cliente diz e o apóia sempre. Se assim o for, desconfie! Nenhum ser humano se desenvolve assim. Nenhum grupo se desenvolve diante de um líder concordino. Nenhum pai ou mãe educa seu filho dando a ele tudo o que ele quer.

E agora, meu tempo acabou!


Boa semana!
Kátia

 

 

 

 

 


CLIENTE - a busca da qualidade nas relações interpessoais

Eder Pinhabel e

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 


NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma vencedora

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 

 

Sonhos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

 

 

 

Prosas e Versos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

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