Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.

Especialista em Análise Transacional, é Membro Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.

Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais e famílias.

Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou privada em diversos segmentos de mercado.


Atualmente é Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.

Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de conduta frente à realidade.

É articulista de vários jornais, revistas especializadas e sites de internet.

 

 

 

 


 

R. Ondina, 44 - Redentora
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Fone: (0xx17) 3233 2556 

 

 

Além da linha


Não é raro ouvir a seguinte pergunta: Qual é a sua linha? Que linha você segue? Nós, psicólogos, para atuar profissionalmente, podemos optar por uma ou mais formações em determinada linha de pensamento, conduta técnica, abordagem terapêutica, teoria da personalidade. Porém, o cliente pode correr o risco de valorizar a técnica ou a linha, como se isso fosse resolver o seu problema. Muitas vezes, recebo telefonemas de pessoas querendo saber: Você faz regressão? Hipnose? Vidas passadas? Como condição para marcarem a consulta. É como se elas escolhessem o médico de acordo com o remédio que ele vai receitar, antes de fazer a consulta.

Não é a linha ou a técnica que cura ou que resolve. A habilidade do profissional em utilizar uma técnica no momento exato dentro do contexto do tratamento é que faz dela uma boa técnica e não a técnica em si. O que leva o cliente a se vincular ao profissional escolhido não deveria ser a linha que ele segue, mas a empatia diante da sua postura e conhecimento. Um bom profissional vai adequar seu trabalho às necessidades do cliente e não o cliente se adequar à linha do profissional.

Eu não gosto de dizer que sigo uma linha. Gosto de dizer que meu foco principal de atuação é a análise transacional. Porém, trago na minha bagagem experiências de outras abordagens que me fazem ser quem eu sou. Todas as abordagens terapêuticas e suas técnicas são boas dependendo de como são utilizadas pelo profissional. Já ouvi conceitos distorcidos da análise transacional administrada por pessoas que não fizeram a formação em análise transacional para aplicá-la adequadamente. Já ouvi críticas infundadas sobre esta ou aquela abordagem terapêutica, feitas por pessoas que não possuem dados suficientes e aprofundados para dizer o que dizem.

Então, penso que a escolha do profissional deveria estar baseada em dados que estão muito além da linha...

 

Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga graduada pela PUCCAMP, especialista clínica em Análise Transacional pela ALAT e UNAT-Brasil, consultora de empresas, palestrante e escritora

 


 


CLIENTE - a busca da qualidade nas relações interpessoais

Eder Pinhabel e

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 


NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma vencedora

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Sonhos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

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Prosas e Versos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

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