Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.
Especialista em Análise Transacional, é Membro Certificado Clínico pela
Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) e Membro Didata
Clínico em formação pela UNAT-Brasil.
Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área
clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos,
casais e famílias.
Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as
necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou
privada em diversos segmentos de mercado.
Atualmente é Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e
eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre
qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento
humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia
humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de
conduta frente à realidade.
É articulista de vários jornais, revistas especializadas e sites de
internet.
R. Ondina, 44 - Redentora São José do Rio Preto - SP Fone:
(0xx17) 3233 2556 |
Parar para continuar
Passar um risco na agenda não é fácil. Sabemos que vamos
acumular trabalho, que vamos fazer falta aqui e ali. Mas se não pararmos
para uma renovação e atualização técnica, corremos o risco de comprometer
a qualidade de nossos serviços. Pensando nisso, estarei presente no
Seminário para Didatas em Formação da UNAT-Brasil que acontece nos
próximos dias 26 e 27 de julho em São Paulo. Este Seminário reúne
analistas transacionais para uma reciclagem e rica troca de experiências.
Acontece em seguida, nos dias 29 e 30 de julho, também em São Paulo, o IV
FÓRUM BRASILEIRO DE ANÁLISE TRANSACIONAL, específico para associados da
UNAT-Brasil, a qual sou atualmente Vice-Presidente.
Nesta oportunidade, vamos eleger a nova diretoria e fazer a prestação de
contas da gestão 2004-06. Também haverá exames de certificação para novos
analistas transacionais, que poderão exercer suas atividades oficialmente
certificados pela UNAT-Brasil após sua aprovação num clima agradável, onde
terei a honra e o prazer de fazer parte da banca examinadora.
A Comissão Organizadora do IV Fórum de AT escolheu como tema a SINERGIA e
o texto do folder eu transcrevo abaixo:
O termo sinergia deriva das palavras gregas syn (junto) e ergo (trabalho),
que quer dizer “trabalho em conjunto”. Mas sinergia não é só uma simples
cooperação entre as partes para um fim comum, como o termo sugere. No
processo sinérgico, o esforço coordenado resulta em um todo que é mais que
a soma das partes. Um exemplo natural seria a água. Seus elementos,
hidrogênio e oxigênio, quando agrupados, se transformam em um componente
indispensável à vida terrestre. Portanto, a sinergia está sempre ligada ao
potencial existente nas uniões e combinações.
As relações humanas envolvem sinergia, pois o homem é um ser social que se
organiza e produz coletivamente. Contudo, as revoluções industriais e
tecnológicas dos últimos tempos privilegiaram a individualização da
mão-de-obra e o saber especializado, como forma de otimizar a força de
trabalho e os meios de produção. Essa cultura acabou relegando a sinergia
para um segundo plano.
Está havendo, porém, um movimento inverso nos últimos anos. Tanto as
ciências como os meios empresariais estão percebendo os efeitos benéficos
da sinergia nas relações humanas. Compreende-se agora que todo processo ou
atividade faz parte de um todo e, para que haja resultados eficientes, as
partes desse todo devem estar integradas, em uma relação de
interdependência.
Nessa nova lógica, o “ser sinérgico” é aquele que reconhece seu ambiente,
seu potencial e se relaciona com o potencial dos demais. A partir daí,
administra as diferenças do grupo, combinando-as para gerar um resultado
eficiente, com aquele “a mais” que supera a soma das partes.
Espero voltar às minhas atividades com toda a inquietude que me é
peculiar, multiplicada ao cubo, na direção daquilo que me incentiva a
buscar o aperfeiçoamento contínuo: meus clientes! É para eles e por eles
que eu vou parar para continuar mais qualificada na prestação de meus
serviços.
Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e
organizacional, graduada
pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora
|
|
|
CLIENTE - a busca da qualidade nas relações
interpessoais
Eder Pinhabel e
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma
vencedora
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
Sonhos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
Prosas e Versos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
|