Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.

Especialista em Análise Transacional, é Membro Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) e Membro Didata em formação pela UNAT-Brasil.

Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais.

Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou privada em diversos segmentos de mercado.


Atualmente é Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.

Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de conduta frente à realidade.

É articulista de vários jornais, revistas especializadas e sites de internet.

 

 

 

 


 

R. Ondina, 44 - Redentora
São José do Rio Preto - SP

Fone: (0xx17) 3233 2556 

 

 

Perfeição

 

Errar é humano, é um ditado popular diante do qual muitas pessoas ficam incomodadas. Principalmente quando diz respeito aos próprios erros. Elas se culpam muito, muito mesmo quando erram de acordo com seus parâmetros e valores, que, diga-se de passagem, são sempre muito rigorosos e até mesmo radicais. Uma pressão interna intensa e freqüente para acertar sempre e errar nunca faz parte do estilo de vida destas pessoas. Ficam muito envergonhadas quando sabem que pisaram na bola.

 Junto com toda esta necessidade de perfeição e toda esta exigência interna há um grande potencial de idealização de si, do outro e da vida. A ambição vem junto com o pacote. E quando isso começa? Provavelmente na infância.

Eu tinha um cliente que, como toda criança, tinha brinquedos. E como todos os brinquedos, um dia eles quebravam. Mas ele não aprendeu a brincar com os brinquedos quebrados. Muito rapidamente eles eram substituídos por outros novinhos em folha e até mais atraentes. Os brinquedos quebrados desapareciam de seu campo visual porque ele era cercado de muitos brinquedos, sempre novos. Ele cresceu e estendeu este comportamento que tinha com os brinquedos para as pessoas. Ele se afastava, eliminava de seu campo visual, da sua vida, as pessoas quebradas, que para ele, eram aquelas onde ele descobria algum defeito, alguma imperfeição. Aquelas pessoas quebradas o decepcionavam e ele dizia: nunca mais vai ser como antes. Não dava para consertar. E então, ele partia para a busca de outro objeto idealizado. A perfeição precisava de um novo rosto e ele buscava até encontrar. Claro, havia um perfil pré-estabelecido. E assim, ele passou grande parte da sua vida: descartando rapidamente as pessoas que o decepcionavam e buscando outras idealizadas até que estas também o decepcionavam...

O pobre Narciso estava buscando ele mesmo. Estava buscando no outro aquilo que ele tinha que provar que existia nele: a perfeição. Talvez um dia ele encontre um lago para que possa ver nas águas puras e cristalinas, seu rosto refletido, como num espelho. Talvez um dia ele descubra que a mulher perfeita não existe porque ele também não é o homem perfeito. Talvez um dia ele saiba conviver com a sua forma realista e bela. Talvez um dia ele possa sentir que consertar o brinquedo pode fazer com que ele fique mais gostoso de brincar; e que os defeitos que ele vê nas pessoas, são os defeitos dele projetados. Talvez um dia ele possa investir nos relacionamentos sem medo de ser feliz. Eu gostaria de estar por perto para vê-lo sorrir aliviado, feliz, e liberto e para poder dizer a ele do fundo do meu coração:

- Bem-vindo à raça humana!


Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga graduada pela PUCCAMP, especialista clínica em Análise Transacional pela ALAT e UNAT-Brasil, consultora de empresas, palestrante e escritora

 


 

 


CLIENTE - a busca da qualidade nas relações interpessoais

Eder Pinhabel e

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 


NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma vencedora

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 

 

Sonhos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

 

 

 

Prosas e Versos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

Site desenvolvido por Media Assessoria de Comunicação - Todos os direitos reservados - 2006