Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5)
graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.
Especialista em Análise Transacional, é Membro
Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise
Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.
Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área
clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos,
casais e famílias.
Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as
necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou
privada em diversos segmentos de mercado.
Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil.
Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
Foi presidente do Rotary Club São José do
Rio Preto - Distrito 4480
Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre
qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento
humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia
humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de
conduta frente à realidade.
É articulista de vários jornais, revistas
especializadas e sites.
R. Ondina, 44 - Redentora São José do Rio Preto - SP
Fone: (0xx17) 3233 2556
|
VÔO CEGO
Do ponto de vista de gestão, vôo cego, segundo Rosa Krausz em seu livro “Trabalhabilidade”,
ocorre quando o líder não sabe as quantas anda a empresa ou o setor e se
utiliza de um pensamento mágico: se eu não souber, não existe, não
acontece. É a forma mais grave de desqualificação. Sem o reconhecimento da
existência dos problemas, nada se pode fazer para resolvê-los.
Por outro lado, identifico outro tipo de vôo cego, muito freqüente: no
turbilhão da vida, gestores cercam-se de pessoas confiáveis, que lhes
passam informações, não realistas, prejudicando a capacidade de análise
dos dados, contaminados por julgamentos e distorções, nem sempre
intencionais.
Sem tempo para ouvir os dois lados da moeda, sem tempo para buscar mais
dados ou apenas checar as informações que lhes foram passadas, as ações
desencadeadas pelo gestor podem se transformar em algo parecido com
elefantes dentro de uma loja de cristais.
Não estou falando de situações isoladas, mas de um modus operandi
instalado dentro da empresa. A postura voltada para a ética e para o
respeito aos clientes, deve ser estendida aos colaboradores, que são os
clientes internos; eles merecem a atenção e o cuidado no desenvolvimento
das ações que facilitem o processo de comunicação interna.
Genival acaba de chegar de viagem e é informado por um de seus
colaboradores de confiança, que Mirtes, a vendedora, saiu mais cedo quase
todos os dias. Sem checar tais informações, Genival, que já havia chegado
meio nervoso da sua casa, irrita-se com Mirtes. Chama-a em sua sala e sem
pedir a ela qualquer tipo de esclarecimentos, afirma que não vai mais
tolerar suas saidinhas fora do horário de expediente. Mirtes aguarda um
momento em que possa falar e esclarece para Genival que saiu da empresa
para atender os clientes que o próprio Genival lhe pediu, antes de viajar,
ultrapassando seu horário de trabalho. Esclarece também, que seu superior
imediato tem o relatório das suas visitas com os resultados, que por
sinal, são excelentes. Genival pede desculpas a Mirtes, que sai da sala
dele como se tivesse levado uma balde de água fria na cabeça.
Ações impulsivas baseadas na distorção da realidade provocam conflitos que
enfraquecem a equipe. Nestes casos, o papel do consultor será o de
estimular o pensamento descontaminado e analisar as situações buscando
opções de ações.
Vôos cegos provocam desastres nos relacionamentos interpessoais, muitas
vezes irreparáveis!
Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e
organizacional, graduada
pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora
|
|
|
CLIENTE - a busca da qualidade nas relações
interpessoais
Eder Pinhabel e
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma
vencedora
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
Sonhos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
Prosas e Versos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
|