Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.

Especialista em Análise Transacional, é Membro Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.

Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais e famílias.

Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou privada em diversos segmentos de mercado.


Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.

 

Foi presidente do Rotary Club São José do Rio Preto - Distrito 4480

Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de conduta frente à realidade.

É articulista de vários jornais, revistas especializadas e sites.

 

 

 

 


 

R. Ondina, 44 - Redentora
São José do Rio Preto - SP
Fone: (0xx17) 3233 2556


 

 

VÔO CEGO


Do ponto de vista de gestão, vôo cego, segundo Rosa Krausz em seu livro “Trabalhabilidade”, ocorre quando o líder não sabe as quantas anda a empresa ou o setor e se utiliza de um pensamento mágico: se eu não souber, não existe, não acontece. É a forma mais grave de desqualificação. Sem o reconhecimento da existência dos problemas, nada se pode fazer para resolvê-los.

Por outro lado, identifico outro tipo de vôo cego, muito freqüente: no turbilhão da vida, gestores cercam-se de pessoas confiáveis, que lhes passam informações, não realistas, prejudicando a capacidade de análise dos dados, contaminados por julgamentos e distorções, nem sempre intencionais.
Sem tempo para ouvir os dois lados da moeda, sem tempo para buscar mais dados ou apenas checar as informações que lhes foram passadas, as ações desencadeadas pelo gestor podem se transformar em algo parecido com elefantes dentro de uma loja de cristais.
Não estou falando de situações isoladas, mas de um modus operandi instalado dentro da empresa. A postura voltada para a ética e para o respeito aos clientes, deve ser estendida aos colaboradores, que são os clientes internos; eles merecem a atenção e o cuidado no desenvolvimento das ações que facilitem o processo de comunicação interna.
Genival acaba de chegar de viagem e é informado por um de seus colaboradores de confiança, que Mirtes, a vendedora, saiu mais cedo quase todos os dias. Sem checar tais informações, Genival, que já havia chegado meio nervoso da sua casa, irrita-se com Mirtes. Chama-a em sua sala e sem pedir a ela qualquer tipo de esclarecimentos, afirma que não vai mais tolerar suas saidinhas fora do horário de expediente. Mirtes aguarda um momento em que possa falar e esclarece para Genival que saiu da empresa para atender os clientes que o próprio Genival lhe pediu, antes de viajar, ultrapassando seu horário de trabalho. Esclarece também, que seu superior imediato tem o relatório das suas visitas com os resultados, que por sinal, são excelentes. Genival pede desculpas a Mirtes, que sai da sala dele como se tivesse levado uma balde de água fria na cabeça.
Ações impulsivas baseadas na distorção da realidade provocam conflitos que enfraquecem a equipe. Nestes casos, o papel do consultor será o de estimular o pensamento descontaminado e analisar as situações buscando opções de ações.
Vôos cegos provocam desastres nos relacionamentos interpessoais, muitas vezes irreparáveis!


Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e organizacional, graduada pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora
 


 

 


CLIENTE - a busca da qualidade nas relações interpessoais

Eder Pinhabel e

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 


NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma vencedora

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 

 

Sonhos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

 

 

 

Prosas e Versos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

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