Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.

Especialista em Análise Transacional, é Membro Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.

Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais e famílias.

Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou privada em diversos segmentos de mercado.


Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.

 

Foi presidente do Rotary Club São José do Rio Preto - Distrito 4480

Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de conduta frente à realidade.

É articulista de vários jornais, revistas especializadas e sites.

 

 

 

 


 

R. Ondina, 44 - Redentora
São José do Rio Preto - SP
Fone: (0xx17) 3233 2556 


 

 

A SÍNDROME DE BURNOUT

Codo e Menezes, brilhantemente observam que, desde a Idade Média, confundem-se diagnósticos da área da saúde física ou psíquica, com explicações leigas, julgamentos morais realizados pelo senso comum. Assim, a histeria era compreendida como “doença dos nervos”, o alcoolismo, como “falta de vergonha na cara”; Monteiro Lobato criou um personagem, o Jeca Tatu, para ilustrar o portador crônico de verminose, que era considerado “preguiçoso” pelo pessoal da roça.
Por ser mais compreendida cientificamente após a década de 70, a Síndrome de Burnout pode ser considerada uma atualização corporativa da história do Jeca Tatu. Burnout, que significa “perder a energia” ou ainda “queimar completamente”, foi o termo aplicado por Fregenbauer para designar stress laboral crônico; Maslach e Jackson definiram a Síndrome como uma reação à tensão emocional crônica gerada a partir do contato direto e excessivo com outros seres humanos, numa relação profissional que implica num contato interpessoal mais exigente, submetidos às avaliações constantes. São por exemplo, os cuidadores da saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos) os educadores, prestadores de serviços, atendentes públicos, tele marketing, comerciários, bombeiros, profissionais que cuidam ou solucionam problemas de outras pessoas, deixando para isso, muitas vezes de lado, suas próprias necessidades.
Exigências de velocidade, amabilidade, eficiência, e outras características para garantir qualidade no atendimento, também implicam em cuidar de todos os detalhes com muita atenção e responsabilidade. Quando isto se soma à tensão emocional constante, desgaste extremo, a pessoa não agüenta, entra em Burnout. O diagnóstico envolve três componentes: 1. Exaustão emocional – a pessoa sente que não consegue dar mais de si, que estão esgotados seus recursos emocionais devido ao contato diário com problemas. 2. Despersonalização – a pessoa desenvolve sentimentos e atitudes negativas de cinismo aos usuários/clientes, tratando-os com endurecimento afetivo, irritabilidade, crítica exacerbada de tudo e de todos, “coisificação” da relação. 3. Falta de envolvimento pessoal no trabalho – tendência de uma “evolução negativa” no trabalho, ausência de comprometimento, afetando a habilidade para realizar suas funções.
Os estudiosos de Burnout afirmam que existe uma maior incidência da Síndrome entre os workaholies, que fazem do trabalho o único objetivo de suas vidas, pessoas altamente motivadas que reagem ao stress laboral com mais trabalho até entrar em colapso; outros autores atribuem Burnout a uma discrepância entre a energia investida no trabalho e o reconhecimento recebido.
A prevenção diz respeito a um conjunto de ações: férias, pausas para descanso; clima de trabalho agradável, relacionamento interno caloroso; realizações em vários setores da vida, não apenas profissional; atenção e cuidados diários com a qualidade de vida. Coisas simples!

Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e organizacional, graduada pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora
 


 

 


CLIENTE - a busca da qualidade nas relações interpessoais

Eder Pinhabel e

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 


NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma vencedora

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 

 

Sonhos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

 

 

 

Prosas e Versos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

Site desenvolvido por Media Assessoria de Comunicação - Todos os direitos reservados - 2006