Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.

Análista Transacional, Membro Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.

Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais e famílias.

Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou privada em diversos segmentos de mercado.


Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.

 

Foi presidente do Rotary Club São José do Rio Preto - Distrito 4480

Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de conduta frente à realidade.

É articulista de vários jornais, revistas especializadas e sites.

 

 

 


 

R. Ondina, 44 - Redentora
São José do Rio Preto - SP
Fone: (0xx17) 3233 2556 

 

 

O QUE É CONFLITO?

 

“Perguntaram pra mim
Se ainda gosto dela
Respondi, tenho ódio
E morro de amor por ela”
Gravação: Leandro e Leonardo
 

Ana quer ir ao cinema e ao mesmo tempo sabe que precisa estudar para a prova que fará no dia seguinte. Eduardo não quer fazer uma cirurgia, mas sabe que se não a fizer, terá seu estado de saúde agravado e sua vida poderá correr riscos. Regina quer pedir um aumento de salário para seu chefe, mas teme não ser este o momento ideal. Maurício quer se casar com Rosa, mas ao mesmo tempo fica com receio das responsabilidades desta união e reluta abandonar sua vida de solteiro.
O choque de forças antagônicas exteriores ao indivíduo ou intrapsíquicas, caracterizam um conflito - fenômeno subjetivo e de difícil percepção. Do latim conflictus. Originário do verbo confligo, confligere. Surge diante de uma necessidade de escolha entre situações que podem ser vistas como incompatíveis. Informações desencontradas também geram conflitos. Enquanto existir o conflito, a tomada de decisão fica comprometida.
Diante do conflito, uma das formas de reação é negar, recusar a existência dele, o que gera muita ansiedade, irritabilidade, inquietação. Pessoas que não entram em contato com suas necessidades e desejos insatisfeitos, não reconhecem seus conflitos e, portanto, ficam neste estado de mal estar. Outra forma de reação diante do conflito é a briga, a guerra, a luta, a intenção declarada em eliminar o outro como forma de ganhar e acabar com o conflito. É a solução ganha-perde. Finalmente, temos o caminho da resolução ganho-ganha, através de uma negociação executada com diplomacia e conciliação esperando-se encontrar uma solução pacífica. Pode ser necessária uma arbitragem ou mediação.
Conflitos podem ser vistos como negativos dependendo do modo como são administrados. Podem gerar tensão, competição, mas também reconciliação e negociação. Se administrados de forma positiva, geram oportunidades de crescimento e desenvolvimento, rompem a rotina, estimulam a criatividade, o raciocínio, a imaginação.
Desta forma, divergências entre um casal podem fortalecer o relacionamento e torná-lo ainda mais interessante e mais amadurecido ou podem gerar um clima de infelicidade.
Sabemos que no universo corporativo os conflitos são necessários para o desenvolvimento da equipe. Sem eles, a empresa não cresce. Sabemos também que discordar merece uma postura profissional, ética e respeitosa.
Diz uma lenda ameríndia que o avô e o neto conversavam: - Sinto-me como se houvessem dois lobos brigando em meu coração, disse o avô. Um deles está zangado, violento e vingativo. O outro é cheio de amor e compaixão. O neto então perguntou: - Qual deles ganhará a batalha dentro de você, vô? Com sabedoria, o avô respondeu: - Aquele que eu alimentar.
Esta lenda ilustra os conflitos internos e sugere o caminho pacífico para resolvê-los. Assim como, diante dos conflitos externos, podemos também adotar uma cultura de paz, pois diferenças não são defeitos e segundo Heráclito, “o que se opõe, coopera e da luta dos contrários deriva a mais bela harmonia”.

 

KÁTIA RICARDI DE ABREU é Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Membro Certificado Clínico pela ALAT e UNAT, proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA LTDA. Atende em seu consultório crianças adolescentes, adultos, idosos, casais, famílias. Atua em empresas. É palestrante e escritora

 


 

 

 

Livro Virtual
Você leitor, poderá dar

suas opiniões, dizer o que pensa dos personagens, sugerir como vou c

onduzir a história.

 


CLIENTE - a busca da qualidade nas relações interpessoais

Eder Pinhabel e

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 


NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma vencedora

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 

 

Sonhos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

 

 

 

Prosas e Versos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

Site desenvolvido por Guimarães Comunicação - Todos os direitos reservados - 2010