Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5)
graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.
Especialista em Análise Transacional, é Membro
Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise
Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.
Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área
clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos,
casais e famílias.
Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as
necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou
privada em diversos segmentos de mercado.
Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil.
Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
Foi presidente do Rotary Club São José do
Rio Preto - Distrito 4480
Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre
qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento
humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia
humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de
conduta frente à realidade.
É articulista de vários jornais, revistas
especializadas e sites.
R. Ondina, 44 - Redentora São José do Rio Preto - SP
Fone: (0xx17) 3233 2556
|
DIAMANTES
“Ele é tão pobre, mas tão pobre, que só tem dinheiro”
Jeca Tatu, personagem de Monteiro Lobato
Um pescador chega muito cedo à beira do rio. Enquanto espera o raiar da
alvorada, tendo encontrado ao seu lado um saco de pedras, para passar o
tempo, começa a jogá-las nas águas escuras do rio. Quando está prestes a
atirar a última pedra, o primeiro raio de sol da vigília ilumina a sua
visão. O pescador terrificado constata que tem um grande diamante na mão!
Os consultores empresariais Jair Moggi e Daniel Burkhard afirmam que os
verdadeiros líderes se perguntam sempre qual é seu papel no mundo e se são
mobilizados para a verdade, a bondade e a beleza. Eles se preocupam com
questões dessa natureza porque sabem que contribuem para a evolução. Caso
contrário, não são líderes.
Antes de ceifar pessoas em seus cargos, quantas chances são dadas não
somente a elas, mas à própria empresa, para se adaptarem, se adequarem à
cultura? Quais são os programas, as ações de integração promovidas pela
empresa para que os funcionários desenvolvam e exercitem o trabalho em
equipe? Quantos diamantes, verdadeiros talentos corporativos, são atirados
neste rio chamado mercado de trabalho, para os concorrentes? Seria por
falta de visão ou falta de orientação do gestor distraído com outros
problemas até mesmo pessoais? E quanto à vida pessoal: como estamos
administrando saúde, tempo, família, amigos? São tratados como diamantes
valiosos ou são distrações insignificantes como as pedrinhas do pescador?
O Brasil historicamente enfrenta mudanças moderadas intercaladas por
grandes mudanças periódicas – eventos que ocorrem algumas vezes a cada
década, de acordo com Donald Sull e Martin Escobari, autores do livro
“Sucesso made in Brasil – o segredo das empresas brasileiras que dão
certo”. Eles acreditam que existem três atividades críticas para os
líderes: manter a pressão, gerir ativamente a cultura e viver de acordo
com um conjunto de valores que inclui paciência, capacidade de reconhecer
o que não se sabe e capacidade de manter a calma enquanto os outros entram
em pânico.
O segredo das empresas bem-sucedidas é que elas entenderam que a
turbulência gera oportunidades, não só ameaças. Os relacionamentos em
crise também são assim: os desentendimentos entre as pessoas tanto podem
servir para ameaçar e romper o relacionamento, como para fortalecê-lo
ainda mais, através das descobertas que cada um pode fazer a respeito de
si, do outro e do próprio relacionamento.
Cada um tem seus valores e antes de atirar pedras no rio, devemos refletir
sobre o que realmente estamos jogando fora. Quando a luz de entendimento
vier, pode ser um pouco tarde para recuperar riquezas que não se compra
com dinheiro, que estavam ali, alcançáveis: oportunidades de ouro,
amizades, amores quase perfeitos...
Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e
organizacional, graduada
pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora
|
|
|
CLIENTE - a busca da qualidade nas relações
interpessoais
Eder Pinhabel e
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma
vencedora
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
Sonhos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
Prosas e Versos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
|