Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5)
graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.
Especialista em Análise Transacional, é Membro
Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise
Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.
Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área
clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos,
casais e famílias.
Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as
necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou
privada em diversos segmentos de mercado.
Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil.
Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
Foi presidente do Rotary Club São José do
Rio Preto - Distrito 4480
Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre
qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento
humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia
humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de
conduta frente à realidade.
É articulista de vários jornais, revistas
especializadas e sites.
R. Ondina, 44 - Redentora São José do Rio Preto - SP Fone:
(0xx17) 3233 2556
|
EMPREGABILIDADE
Em Brasília-DF, participei do V Fórum Brasileiro de Análise Transacional,
evento que reúne a comunidade científica de analistas transacionais de
todo Brasil. Com o tema: “Novos Caminhos: Unidade na Diversidade”
chamou-me a atenção, na conferência da consultora de empresas Rosa Krausz,
alguns dados sobre as maiores deficiências observadas em funcionários no
seu primeiro emprego. Numa pesquisa realizada na Inglaterra, em 2008 pelo
Órgão Oficial de Pessoal e Desenvolvimento, 729 participantes acusaram os
seguintes índices: 66% apresentam deficiências em habilidades de
comunicação; 66% em relacionamento interpessoal; 54% em liderança e
gestão; 53% em ética no trabalho. Vejam que estamos falando da Inglaterra!
Rosa Krausz abordou o dilema da Gestão de Pessoas, onde o avanço rápido da
tecnologia e a competição globalizada exigem rapidez de aprendizagem e
aperfeiçoamento constante. Hoje, as empresas sabem que as pessoas decidem
onde empregar seu conhecimento e tempo e procuram lealdade, uma vez que
não existe mais carreira numa única empresa se esta não oferecer uma base
de trabalho que seja dinâmico, produtivo e principalmente humanizado, sem
a qual não se sustenta nenhuma organização.
As competências permanentes são as mais procuradas e no meu entendimento,
as mais difíceis de encontrar nos profissionais, que ainda não aprenderam
a investir em pontos valorizados no universo corporativo. Numa palestra
que ministrei para universitários, pude observar que cerca de 30% da
platéia parecia realmente interessada em ouvir o que eu estava dizendo.
Considero normal, uma vez que a maturidade e discernimento para avaliar a
importância das informações, são adquiridos no decorrer do processo de
formação acadêmica. No entanto, isso demonstra o quanto os futuros
profissionais não valorizam aspectos que determinarão sua inserção e
permanência no mercado de trabalho.
Segundo Krausz, competências permanentes é um conjunto de capacidades,
experiências, aptidões, vivências e maneira de ser que proporciona às
pessoas suficiente estabilidade interna para lidar construtivamente com a
instabilidade externa. São elas: 1. Autoconhecimento, que é a capacidade
de olhar para dentro de si e aprender com aquilo que vê. Quem sou eu? Quem
eu deveria ser? Quem eu gostaria de ser? Onde eu quero chegar? São algumas
perguntas básicas para começar. 2. Fluência Interpessoal/Relacional. 3.
Intuição/Sensibilidade. 4. Reconhecimento. 5. Disponibilidade e
persistência para reconstruir-se continuamente. 6.
Versatilidade/Adaptabilidade. O desafio é transformar todos estes itens
numa prática evolutiva, onde a construção de si torna-se o maior recurso
para a empregabilidade.
Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga
clínica e organizacional, graduada pela PUCCAMP, consultora de empresas,
palestrante e escritora
|
|
|
CLIENTE - a busca da qualidade nas relações
interpessoais
Eder Pinhabel e
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma
vencedora
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
Sonhos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
Prosas e Versos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
|