Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.

Especialista em Análise Transacional, é Membro Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.

Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais e famílias.

Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou privada em diversos segmentos de mercado.


Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.

 

Foi presidente do Rotary Club São José do Rio Preto - Distrito 4480

Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de conduta frente à realidade.

É articulista de vários jornais, revistas especializadas e sites.

 

 

 

 


 

R. Ondina, 44 - Redentora
São José do Rio Preto - SP
Fone: (0xx17) 3233 2556 

 


 

 

EMPREGABILIDADE

Em Brasília-DF, participei do V Fórum Brasileiro de Análise Transacional, evento que reúne a comunidade científica de analistas transacionais de todo Brasil. Com o tema: “Novos Caminhos: Unidade na Diversidade” chamou-me a atenção, na conferência da consultora de empresas Rosa Krausz, alguns dados sobre as maiores deficiências observadas em funcionários no seu primeiro emprego. Numa pesquisa realizada na Inglaterra, em 2008 pelo Órgão Oficial de Pessoal e Desenvolvimento, 729 participantes acusaram os seguintes índices: 66% apresentam deficiências em habilidades de comunicação; 66% em relacionamento interpessoal; 54% em liderança e gestão; 53% em ética no trabalho. Vejam que estamos falando da Inglaterra!
Rosa Krausz abordou o dilema da Gestão de Pessoas, onde o avanço rápido da tecnologia e a competição globalizada exigem rapidez de aprendizagem e aperfeiçoamento constante. Hoje, as empresas sabem que as pessoas decidem onde empregar seu conhecimento e tempo e procuram lealdade, uma vez que não existe mais carreira numa única empresa se esta não oferecer uma base de trabalho que seja dinâmico, produtivo e principalmente humanizado, sem a qual não se sustenta nenhuma organização.
As competências permanentes são as mais procuradas e no meu entendimento, as mais difíceis de encontrar nos profissionais, que ainda não aprenderam a investir em pontos valorizados no universo corporativo. Numa palestra que ministrei para universitários, pude observar que cerca de 30% da platéia parecia realmente interessada em ouvir o que eu estava dizendo. Considero normal, uma vez que a maturidade e discernimento para avaliar a importância das informações, são adquiridos no decorrer do processo de formação acadêmica. No entanto, isso demonstra o quanto os futuros profissionais não valorizam aspectos que determinarão sua inserção e permanência no mercado de trabalho.
Segundo Krausz, competências permanentes é um conjunto de capacidades, experiências, aptidões, vivências e maneira de ser que proporciona às pessoas suficiente estabilidade interna para lidar construtivamente com a instabilidade externa. São elas: 1. Autoconhecimento, que é a capacidade de olhar para dentro de si e aprender com aquilo que vê. Quem sou eu? Quem eu deveria ser? Quem eu gostaria de ser? Onde eu quero chegar? São algumas perguntas básicas para começar. 2. Fluência Interpessoal/Relacional. 3. Intuição/Sensibilidade. 4. Reconhecimento. 5. Disponibilidade e persistência para reconstruir-se continuamente. 6. Versatilidade/Adaptabilidade. O desafio é transformar todos estes itens numa prática evolutiva, onde a construção de si torna-se o maior recurso para a empregabilidade.


Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e organizacional, graduada pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora
 


 

 


CLIENTE - a busca da qualidade nas relações interpessoais

Eder Pinhabel e

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 


NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma vencedora

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 

 

Sonhos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

 

 

 

Prosas e Versos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

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