Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5)
graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.
Especialista em Análise Transacional, é Membro
Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise
Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.
Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área
clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos,
casais e famílias.
Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as
necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou
privada em diversos segmentos de mercado.
Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil.
Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
Foi presidente do Rotary Club São José do
Rio Preto - Distrito 4480
Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre
qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento
humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia
humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de
conduta frente à realidade.
É articulista de vários jornais, revistas
especializadas e sites.
R. Ondina, 44 - Redentora São José do Rio Preto - SP
Fone: (0xx17) 3233 2556
|
EU NÃO GOSTO DE LER! EU NÃO TENHO TEMPO PARA LER!
Certo dia um empresário me disse: “eu não gosto de ler!” No entanto, ele
passava a maior parte do seu tempo na frente do computador, lendo e-mails,
recebendo informações de sites especializados, fazendo buscas no Google
sobre assuntos de seu interesse, com o maior entusiasmo. Então eu disse
para ele: “você gosta de ler, sim! O que você não gosta, é de textos muito
longos e com conteúdo que não são atraentes para você”. O empresário não
havia se dado conta disso. Tal como ele, muitas pessoas procuram textos
curtos, notícias enxutas. Muitas vezes, as pessoas ficam apenas nas
leituras das manchetes e nas fotos ou gravuras. Porém, um texto agradável,
cujo conteúdo vai de encontro com a curiosidade e necessidade do leitor,
poderá quebrar este paradigma.
Outro paradigma é: “não tenho tempo para ler”! Enquanto dirigimos,
passeamos pelas ruas, lemos os letreiros nos outdoors, enquanto na fila da
loja de conveniência, lemos as fofocas que estão nas manchetes das
revistas de circulação nacional, colocadas na posição estratégica para os
consumidores estenderem a mão e incluírem na compra, uma delas! Então, da
mesma forma, se as letrinhas compõem frases que despertam nosso interesse,
encontramos tempo para ler.
A leitura pode ser confundida com estudo e isso espanta algumas pessoas
avessas à escola. Talvez porque na escola, temos que fazer muita coisa que
não é interessante para tirar notas e passar de ano. Do emparelhamento de
estímulos negativos resulta essa conduta tão prejudicial à carreira de
qualquer pessoa.
Não importa qual o assunto, ler é essencial para a fluência verbal, para
um vocabulário rico que poderá levar à construção de relacionamentos. Sem
contar que, através da leitura, aprendemos a escrever corretamente. Sobre
isso, tenho uma história interessante para contar: havia um funcionário
que estava preparado tecnicamente para uma promoção, um cargo de gerência.
Ocorre que ele não se preparou nesta área; falava errado, daquele jeito
que dói nos ouvidos, como se costuma dizer. Seu vocabulário era fora dos
padrões para a função, que o levaria a falar direta e constantemente com
clientes e a se comunicar pelo Messenger com pessoas que não aceitariam
erros crassos, comprometendo a imagem da empresa. Diante disso, ele me
procurou para que eu pudesse ajudá-lo. Um pouco tarde? Não, nunca é tarde
para quem quer mudar! Tínhamos pouco tempo, mas ele foi brilhante, seguiu
à risca minhas recomendações. Seu vocabulário melhorou e ele não perdeu a
grande chance da sua vida.
A professora Carmen Soler, estimulava a leitura de forma muito bem
humorada, dizendo para nós, alunas: “o que vocês vão conversar com seus
namorados depois de falarem que está frio ou calor”?
Veja, você chegou até o final deste texto! Parabéns!
Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga
clínica e organizacional, graduada pela PUCCAMP, consultora de empresas,
palestrante e escritora
|
|
|
CLIENTE - a busca da qualidade nas relações
interpessoais
Eder Pinhabel e
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma
vencedora
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
Sonhos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
Prosas e Versos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
|