Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.

Especialista em Análise Transacional, é Membro Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.

Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais e famílias.

Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou privada em diversos segmentos de mercado.


Atualmente é Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.

Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de conduta frente à realidade.

É articulista de vários jornais, revistas especializadas e sites de internet.

 

 

 

 


 

R. Ondina, 44 - Redentora
São José do Rio Preto - SP
Fone: (0xx17) 3233 2556 

 

 

Inteligências múltiplas

No último Congresso que participei em São Paulo-SP, assisti uma belíssima apresentação do Conceito de Inteligências Múltiplas, desenvolvido por Howard Gardner e equipe da Universidade de Harvard (Boston, EUA). Fiz algumas anotações que transcrevo abaixo:
Até 1980, tínhamos um conceito de Inteligência Geral que acabou promovendo um enorme preconceito na educação levando à marginalização social de muitos alunos – chamados “burros”. Quem já não se sentiu “burro” diante de um problema de matemática ou física? Ou diante de uma prova de filosofia? Pois é... Acontece que o conceito de Inteligência, segundo Gardner, é a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, estabelecer e criar projetos, trabalhar em equipe, ser criativo.

Como características das Inteligências Múltiplas, temos:

· Não há hierarquização de Inteligências

· Não há relação das Inteligências com moralidade

· Todos os indivíduos nascem com todas as Inteligências

· Elas são independentes, apesar de interagirem.

· Há o fator hereditário, mas o meio social as estimula ou as inibe.

· As Inteligências não são mensuráveis e sim observáveis

E quais são as Inteligências Múltiplas?

1. Lingüística: sensibilidade aos sons, estrutura, significados e funções da linguagem. Ex: jornalistas, poetas, oradores, políticos, professores, comediantes, novelistas.

2. Naturalista: capacidade de reconhecer, distinguir e classificar espécies de origem animal, vegetal ou mineral. A classificação em categorias também faz parte desta inteligência. Ex: naturalista, fazendeiro, biólogo, jardineiro, veterinário, colecionadores, ambientalistas, guarda-floresta.

3. Lógico-matemática: capacidade de discernir padrões lógicos ou numéricos, reflexões lógicas e tudo que envolva raciocínio. Ex: matemáticos, cientistas, engenheiros programadores, estatísticos, corretor de valores, contabilistas, arquitetos.

4. Espacial: capacidade de representar o mundo espacial mentalmente, localizar-se espacialmente, visão tridimensional. Ex: arquitetos, navegadores, cartógrafos, cirurgiões, pintores, atletas, dançarinos, fotógrafos, cineastas, escultores.

5. Corporal Cinestésica: capacidade de controlar os movimentos do próprio corpo e de manipular objetos habilmente para resolver um problema ou produzir algo. Ex: dançarinos, coreógrafos, atletas, atores mímicos, cirurgiões, artesões, escultores, intérprete de linguagem de sinais, pessoas que têm percepções do corpo, cozinheiros, mâitre de cozinha.

6. Musical: capacidade de produzir e apreciar ritmo, tom, ouvir, reconhecer e até reproduzir padrões musicais, apreciação das formas de expressividade musical. Ex: músicos, cantores, compositores, coreógrafos, críticos de música, afinadores de piano, técnicos/engenheiros de som.

7. Intrapessoal: ter conhecimento de si mesmo (habilidades e fraquezas), de suas próprias emoções, ter objetivos e metas.

8. Interpessoal: capacidade de discernir e responder adequadamente aos estados de humor, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas. Ex: educadores, pais, líderes religiosos e políticos, conselheiros, psicólogos, pesquisadores, diplomatas, consultores, negociadores, ativistas, árbitros, treinadores.

De acordo com o conceito de Inteligências Múltiplas, todos somos inteligentes de maneiras diferentes. O desenvolvimento das Inteligências depende da estimulação do meio ambiente. Este conceito revolucionário incluiu todos os alunos numa visão holística, de tal forma que a marginalização pode ser diminuída ou extinta. Não existem pessoas “burras”, mas pessoas com desenvolvimento maior para determinada Inteligência. O professor, portanto, deverá olhar para a sua classe e ver que os alunos que mais reclamam são aqueles cuja Inteligência não está tendo espaço para se manifestar. Na maior parte das vezes, comportamentos inadequados ou indisciplinados pedem passagem para a expressão de suas inteligências. Mas os educadores menos informados vão insistir em querer enquadrar os alunos nas suas aulas ao invés de pesquisar de que forma as Inteligências poderão se expressar. Os pais devem ficar atentos para isso. Nem sempre notas baixas significam que o problema está no aluno. Pode estar no professor, no método de ensino.
A Inteligência Intrapessoal é o carro-chefe de todas as Inteligências, pois sem ela, não há expressão adequada. Daí a atual valorização do autoconhecimento. Sempre haverá composição de várias Inteligências no indivíduo com algumas que se expressam mais enfaticamente. O respeito pelas Inteligências começa desde cedo, com os pais, passa pelos educadores e vai culminar na escolha da profissão, pois a vocação se cada um está relacionado com o desenvolvimento de suas Inteligências.
Estas foram minhas anotações acrescidas de alguns comentários da minha experiência.
Quer saber mais? Acesse o site www.inteligenciasmultiplas.com.br
 

Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e organizacional, graduada pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora
 


 

 


CLIENTE - a busca da qualidade nas relações interpessoais

Eder Pinhabel e

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 


NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma vencedora

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 

 

Sonhos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

 

 

 

Prosas e Versos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

Site desenvolvido por Media Assessoria de Comunicação - Todos os direitos reservados - 2006