Inteligências múltiplas
No último Congresso que participei em São Paulo-SP,
assisti uma belíssima apresentação do Conceito de Inteligências
Múltiplas, desenvolvido por Howard Gardner e equipe da Universidade de
Harvard (Boston, EUA). Fiz algumas anotações que transcrevo abaixo:
Até 1980, tínhamos um conceito de Inteligência Geral que acabou
promovendo um enorme preconceito na educação levando à marginalização
social de muitos alunos – chamados “burros”. Quem já não se sentiu
“burro” diante de um problema de matemática ou física? Ou diante de uma
prova de filosofia? Pois é... Acontece que o conceito de Inteligência,
segundo Gardner, é a capacidade de resolver problemas, tomar decisões,
estabelecer e criar projetos, trabalhar em equipe, ser criativo.
Como características das Inteligências Múltiplas, temos:
· Não há hierarquização de Inteligências
· Não há relação das Inteligências com moralidade
· Todos os indivíduos nascem com todas as Inteligências
· Elas são independentes, apesar de interagirem.
· Há o fator hereditário, mas o meio social as estimula ou as inibe.
· As Inteligências não são mensuráveis e sim observáveis
E quais são as Inteligências Múltiplas?
1. Lingüística: sensibilidade aos sons, estrutura, significados e
funções da linguagem. Ex: jornalistas, poetas, oradores, políticos,
professores, comediantes, novelistas.
2. Naturalista: capacidade de reconhecer, distinguir e classificar
espécies de origem animal, vegetal ou mineral. A classificação em
categorias também faz parte desta inteligência. Ex: naturalista,
fazendeiro, biólogo, jardineiro, veterinário, colecionadores,
ambientalistas, guarda-floresta.
3. Lógico-matemática: capacidade de discernir padrões lógicos ou
numéricos, reflexões lógicas e tudo que envolva raciocínio. Ex:
matemáticos, cientistas, engenheiros programadores, estatísticos,
corretor de valores, contabilistas, arquitetos.
4. Espacial: capacidade de representar o mundo espacial mentalmente,
localizar-se espacialmente, visão tridimensional. Ex: arquitetos,
navegadores, cartógrafos, cirurgiões, pintores, atletas, dançarinos,
fotógrafos, cineastas, escultores.
5. Corporal Cinestésica: capacidade de controlar os movimentos do
próprio corpo e de manipular objetos habilmente para resolver um
problema ou produzir algo. Ex: dançarinos, coreógrafos, atletas, atores
mímicos, cirurgiões, artesões, escultores, intérprete de linguagem de
sinais, pessoas que têm percepções do corpo, cozinheiros, mâitre de
cozinha.
6. Musical: capacidade de produzir e apreciar ritmo, tom, ouvir,
reconhecer e até reproduzir padrões musicais, apreciação das formas de
expressividade musical. Ex: músicos, cantores, compositores,
coreógrafos, críticos de música, afinadores de piano,
técnicos/engenheiros de som.
7. Intrapessoal: ter conhecimento de si mesmo (habilidades e fraquezas),
de suas próprias emoções, ter objetivos e metas.
8. Interpessoal: capacidade de discernir e responder adequadamente aos
estados de humor, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas.
Ex: educadores, pais, líderes religiosos e políticos, conselheiros,
psicólogos, pesquisadores, diplomatas, consultores, negociadores,
ativistas, árbitros, treinadores.
De acordo com o conceito de Inteligências Múltiplas, todos somos
inteligentes de maneiras diferentes. O desenvolvimento das Inteligências
depende da estimulação do meio ambiente. Este conceito revolucionário
incluiu todos os alunos numa visão holística, de tal forma que a
marginalização pode ser diminuída ou extinta. Não existem pessoas
“burras”, mas pessoas com desenvolvimento maior para determinada
Inteligência. O professor, portanto, deverá olhar para a sua classe e
ver que os alunos que mais reclamam são aqueles cuja Inteligência não
está tendo espaço para se manifestar. Na maior parte das vezes,
comportamentos inadequados ou indisciplinados pedem passagem para a
expressão de suas inteligências. Mas os educadores menos informados vão
insistir em querer enquadrar os alunos nas suas aulas ao invés de
pesquisar de que forma as Inteligências poderão se expressar. Os pais
devem ficar atentos para isso. Nem sempre notas baixas significam que o
problema está no aluno. Pode estar no professor, no método de ensino.
A Inteligência Intrapessoal é o carro-chefe de todas as Inteligências,
pois sem ela, não há expressão adequada. Daí a atual valorização do
autoconhecimento. Sempre haverá composição de várias Inteligências no
indivíduo com algumas que se expressam mais enfaticamente. O respeito
pelas Inteligências começa desde cedo, com os pais, passa pelos
educadores e vai culminar na escolha da profissão, pois a vocação se
cada um está relacionado com o desenvolvimento de suas Inteligências.
Estas foram minhas anotações acrescidas de alguns comentários da minha
experiência.
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Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e
organizacional, graduada
pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora
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