Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.

Especialista em Análise Transacional, é Membro Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.

Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais e famílias.

Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou privada em diversos segmentos de mercado.


Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.

 

Foi presidente do Rotary Club São José do Rio Preto - Distrito 4480

Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de conduta frente à realidade.

É articulista de vários jornais, revistas especializadas e sites.

 

 

 

 


 

R. Ondina, 44 - Redentora
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LAR DOCE LAR

A criança, ao nascer, possui a livre expressão das emoções. No decorrer do seu processo de desenvolvimento, adapta-se ao mundo, para sobreviver. Crianças que nascem e crescem em ambientes onde impera o bem-estar, serão adultos com uma capacidade de autonomia, consciência e espontaneidade, que formam o tripé do equilíbrio, segundo Eric Berne, psiquiatra canadense. Por outro lado, crianças que nascem e crescem em ambientes onde o mal-estar é constante, serão adultos com potencial para desenvolverem relacionamentos conflituosos, muito parecidos com os aprendidos no ambiente onde passaram a primeira infância.
Um alcoólatra certa vez me relatou que procurava freqüentar bares no final da tarde, onde uma briga teria muita probabilidade de acontecer; isso o deixava muito próximo do seu ambiente familiar, quando seu pai chegava do trabalho e brigava com sua mãe. Provocar raiva, constrangimento e ressentimento tornaram-se a especialidade de Joaquina (nome fictício), que causava desconforto nos grupos sociais que freqüentava; essa é a forma como ela aprendeu a sentir-se poderosa.
Roberto Kertész desenvolveu o conceito berniano classificando as posições que podemos tomar na infância, inconscientemente, de acordo com as primeiras experiências vivenciadas: 1. POSIÇÃO REALISTA: é a posição saudável, adotada quando a criança é respeitada e querida por sua família; capta os aspectos positivos e negativos das pessoas e do mundo. 2. POSIÇÃO DEPRESSIVA: é adotada quando a criança é perseguida, excessivamente criticada, humilhada ou então superprotegida, de tal forma que, depois de algum tempo, chega à conclusão de que é inferior ao resto da humanidade. Não considera os aspectos positivos de si e do mundo, apenas os negativos. 3. POSIÇÃO PARANÓIDE: é estabelecida geralmente quando um membro da família persegue a criança e outro a salva, ficando a criança ressentida com o primeiro. Neste caso, a pessoa não considera os aspectos negativos de si e do mundo, apenas os positivos. 4. POSIÇÃO MANÍACA: é adotada quando a criança é induzida por famílias que desqualificam e negam tudo o que é desfavorável, como se as falhas e erros pessoais não existissem. 5. POSIÇÃO NIILISTA: é adotada quando os aspectos negativos de si e do mundo predominam, de tal forma que a pessoa sente a sua existência e a dos outros como um desastre. È a posição que leva ao suicídio.
O fato de ter assumido uma das posições não significa que a pessoa permanecerá nela para sempre; ela interpretará a maioria de suas experiências, filtrando a realidade para que sua decisão básica se confirme. Resgatar a posição existencial saudável e permanecer nela a maior parte do tempo é uma decisão consciente que pode ser adotada a qualquer momento.


Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e organizacional, graduada pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora
 


 

 


CLIENTE - a busca da qualidade nas relações interpessoais

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Kátia Ricardi de Abreu

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