Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.

Especialista em Análise Transacional, é Membro Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.

Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais e famílias.

Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou privada em diversos segmentos de mercado.


Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.

 

Foi presidente do Rotary Club São José do Rio Preto - Distrito 4480

Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de conduta frente à realidade.

É articulista de vários jornais, revistas especializadas e sites.

 

 

 

 


 

R. Ondina, 44 - Redentora
São José do Rio Preto - SP
Fone: (0xx17) 3233 2556 


 

 

O PÁLIDO PONTO AZUL

Recebo de um amigo a recomendação para assistir o vídeo hospedado no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8), onde durante 5:58 minutos, o astrônomo Carl Sagan nos convida para uma viagem fantástica, com o ponto de partida e de chegada num lugar que não deveria ser estranho: nossa essência. O Planeta Terra, pálido ponto azul no Universo, é a morada das nossas vidas. Sagan mostra o quanto se torna medíocre nossas vaidades terrenas e atitudes mesquinhas, diante da imensidão do cosmos. Podemos amar ou odiar, construir ou destruir, somar ou dividir. O poder de cada um pode ser usado para o bem ou para o mal. É uma escolha. Logo em seguida, recebo outro e-mail (nada é por acaso!): uma internauta de Salvador-BA solicita minha ajuda para desenvolver seu trabalho de pós-graduação sobre assédio moral. Assunto da moda nos meios acadêmicos de ciências humanas, assunto antigo nos meios profissionais, sociais e até familiares.
Ana (nome fictício) sente dores no estômago quando vai a uma festa. Ela quer se divertir, mas ao mesmo tempo, sente desconforto quando algumas pessoas a ignoram, nem sequer a cumprimentam. Gabriel (nome fictício) sente vontade de participar da rodinha que acontece no refeitório da empresa durante o almoço. Mas o líder do grupo informal faz brincadeiras agressivas quando ele se aproxima; uma dor de cabeça aparece em seguida; Gabriel se desconcentra e comete erros que prejudicam a ele e a empresa.
Trata-se de uma manifestação agressiva ou passivo-agressiva intencional, que vai do mais insignificante beijinho em apenas uma pessoa (quando a outra que está ao lado não o recebe) até humilhações que comprometem a saúde psíquica dos assediados, pois a saúde psíquica do assediador já está comprometida.
É uma série de iscas para jogos envolvendo relações desumanas, onde o prazer de um necessariamente é o mal-estar do outro, alvo escolhido para ataques de reafirmação do seu pseudopoder. Identificar um assediador é o primeiro passo para proteger sua saúde. O segundo passo é não morder as iscas.
A mensagem transmitida por Sagan é o passaporte para a interrupção de processos tóxicos de comunicação social; a tomada de consciência da nossa insignificância seguida de um redirecionamento para a humanização nas relações interpessoais poderá render bons frutos para uma vida coerente com os ideais de bem servir a humanidade.
Transcender a discórdia em todos os níveis de comunicação, principalmente quando esta se apresenta diante de nós de forma camuflada por sorrisos destituídos de autenticidade, é adentrar-se na mais pura e renovada essência da própria alma, mergulhada tão profundamente na escala evolutiva, que não se permite vincular-se ao desequilíbrio daqueles que ainda insistem em subtrair-se de si!

Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e organizacional, graduada pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora
 


 

 


CLIENTE - a busca da qualidade nas relações interpessoais

Eder Pinhabel e

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 


NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma vencedora

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 

 

Sonhos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

 

 

 

Prosas e Versos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

Site desenvolvido por Media Assessoria de Comunicação - Todos os direitos reservados - 2006