Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5)
graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.
Especialista em Análise Transacional, é Membro
Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise
Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.
Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área
clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos,
casais e famílias.
Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as
necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou
privada em diversos segmentos de mercado.
Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil.
Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
Foi presidente do Rotary Club São José do
Rio Preto - Distrito 4480
Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre
qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento
humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia
humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de
conduta frente à realidade.
É articulista de vários jornais, revistas
especializadas e sites.
R. Ondina, 44 - Redentora São José do Rio Preto - SP Fone:
(0xx17) 3233 2556
|
O PÁLIDO PONTO AZUL
Recebo de um amigo a recomendação para assistir o vídeo hospedado no
youtube (http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8), onde durante 5:58
minutos, o astrônomo Carl Sagan nos convida para uma viagem fantástica,
com o ponto de partida e de chegada num lugar que não deveria ser
estranho: nossa essência. O Planeta Terra, pálido ponto azul no Universo,
é a morada das nossas vidas. Sagan mostra o quanto se torna medíocre
nossas vaidades terrenas e atitudes mesquinhas, diante da imensidão do
cosmos. Podemos amar ou odiar, construir ou destruir, somar ou dividir. O
poder de cada um pode ser usado para o bem ou para o mal. É uma escolha.
Logo em seguida, recebo outro e-mail (nada é por acaso!): uma internauta
de Salvador-BA solicita minha ajuda para desenvolver seu trabalho de
pós-graduação sobre assédio moral. Assunto da moda nos meios acadêmicos de
ciências humanas, assunto antigo nos meios profissionais, sociais e até
familiares.
Ana (nome fictício) sente dores no estômago quando vai a uma festa. Ela
quer se divertir, mas ao mesmo tempo, sente desconforto quando algumas
pessoas a ignoram, nem sequer a cumprimentam. Gabriel (nome fictício)
sente vontade de participar da rodinha que acontece no refeitório da
empresa durante o almoço. Mas o líder do grupo informal faz brincadeiras
agressivas quando ele se aproxima; uma dor de cabeça aparece em seguida;
Gabriel se desconcentra e comete erros que prejudicam a ele e a empresa.
Trata-se de uma manifestação agressiva ou passivo-agressiva intencional,
que vai do mais insignificante beijinho em apenas uma pessoa (quando a
outra que está ao lado não o recebe) até humilhações que comprometem a
saúde psíquica dos assediados, pois a saúde psíquica do assediador já está
comprometida.
É uma série de iscas para jogos envolvendo relações desumanas, onde o
prazer de um necessariamente é o mal-estar do outro, alvo escolhido para
ataques de reafirmação do seu pseudopoder. Identificar um assediador é o
primeiro passo para proteger sua saúde. O segundo passo é não morder as
iscas.
A mensagem transmitida por Sagan é o passaporte para a interrupção de
processos tóxicos de comunicação social; a tomada de consciência da nossa
insignificância seguida de um redirecionamento para a humanização nas
relações interpessoais poderá render bons frutos para uma vida coerente
com os ideais de bem servir a humanidade.
Transcender a discórdia em todos os níveis de comunicação, principalmente
quando esta se apresenta diante de nós de forma camuflada por sorrisos
destituídos de autenticidade, é adentrar-se na mais pura e renovada
essência da própria alma, mergulhada tão profundamente na escala
evolutiva, que não se permite vincular-se ao desequilíbrio daqueles que
ainda insistem em subtrair-se de si!
Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga
clínica e organizacional, graduada pela PUCCAMP, consultora de empresas,
palestrante e escritora
|
|
|
CLIENTE - a busca da qualidade nas relações
interpessoais
Eder Pinhabel e
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma
vencedora
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
Sonhos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
Prosas e Versos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
|