Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.

Análista Transacional, Membro Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.

Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais e famílias.

Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou privada em diversos segmentos de mercado.


Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.

 

Foi presidente do Rotary Club São José do Rio Preto - Distrito 4480

Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de conduta frente à realidade.

É articulista de vários jornais, revistas especializadas e sites.

 

 

 


 

R. Ondina, 44 - Redentora
São José do Rio Preto - SP
Fone: (0xx17) 3233 2556 

 

 

PERFEIÇÃO

 

“Faz tempo que a gente cultiva

A mais linda roseira que há

Mas eis que chega a roda- viva

E carrega a roseira pra lá”

Chico Buarque

 

Artur está sentado na cadeira de forma ereta, tensa, esperando o início da reunião. Enquanto arruma os papéis com gestos precisos, conversa com o colega ao lado num tom de voz controlado, correto, modulado. Suas palavras prediletas são “lógico”, “claro”, “óbvio”, “perfeitamente”, “exatamente”. Todos já sabem que durante a reunião, Artur vai corrigir as pessoas em tudo que puder, apontar todas as falhas que encontrar, pois é conhecido seu jeito exigente e perfeccionista de se relacionar com as pessoas.

Criado por Kahler, com a colaboração de Capers, o Miniscript é uma seqüência de comportamentos ocorrendo em questão de minutos ou mesmo segundos, que resulta em um padrão de reforço para a vida. Trata-se de uma contribuição valiosa desenvolvendo as idéias de Eric Berne, criador da Análise Transacional.

No livro “Análise Transacional em Psicoterapia”, Berne descreve suas observações sobre o caso de Mrs. Sawyer e a partir daí, Kahler também começou a observar o roteiro de vida de alguns pacientes em curtos períodos de tempo.

As crianças recebem mensagens múltiplas negativas, conselhos aparentemente edificantes vindos dos pais ou substitutos educadores e internalizam estas mensagens que não são promovedoras de bem-estar ao longo da vida, apesar das boas intenções conscientes de seus transmissores.

Estas mensagens múltiplas foram classificadas por Kahler e Capers em cinco Compulsores básicos de Conduta: 1. Seja Perfeito. 2. Seja Forte. 3. Seja Apressado. 4. Agrade Sempre. 5. Seja Esforçado.Vamos abordar cada um destes Compulsores e suas manifestações, começando pelo Compulsor Seja Perfeito.

Quando a pessoa está sob a influência deste Compulsor, luta pela perfeição e espera que os outros também o façam. Costuma dar muitas explicações, usa grande número de palavras e fala muito além do solicitado.  Procura cobrir todos os fundamentos e acredita que é necessário dar muitas informações para ser entendida precisamente. O erro de concepção é acreditar que se não for perfeita, não estará OK. Esta necessidade em se sentir perfeita, segundo Rosa Krausz, pode levar a pessoa a abandonar metas para não precisar se confrontar com suas próprias limitações ou para não sentir a frustração de constatar que não atingiu a perfeição.

No livro “Trabalhabilidade”, Krauz observa que o Compulsor Seja Perfeito é comum nos níveis gerenciais. O perfeccionista tende a focalizar o erro e não o acerto, segundo ela, e isso gera baixa auto-estima, ansiedade, insegurança e insensibilidade, que estimulam a resistência à mudança. O desgaste que a pessoa tem para atingir a perfeição é acompanhado de sentimentos de inadequação, tensão, confusão e depressão.

Para neutralizar a ação dos Compulsores, temos os Permissores. Todos nós temos falhas, defeitos, e nunca conseguiremos fazer tudo perfeitamente bem feito. Mas, podemos nos permitir fazer sempre o melhor e atingir a excelência. Aproveite suas capacidades ao máximo. Desista de querer ser perfeito.

 

Kátia Ricardi de Abreu, Psícóloga graduada pela PUCCAMP, Analista Transacional Membro Certificado Clínico pela ALAT e UNAT-Brasil, consultora de empresas, palestrante e escritora

 


 

 

 

Livro Virtual
Você leitor, poderá dar

suas opiniões, dizer o que pensa dos personagens, sugerir como vou c

onduzir a história.

 


CLIENTE - a busca da qualidade nas relações interpessoais

Eder Pinhabel e

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 


NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma vencedora

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 

 

Sonhos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

 

 

 

Prosas e Versos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

Site desenvolvido por Guimarães Comunicação - Todos os direitos reservados - 2010