Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5)
graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.
Especialista em Análise Transacional, é Membro
Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise
Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.
Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área
clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos,
casais e famílias.
Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as
necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou
privada em diversos segmentos de mercado.
Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil.
Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
Foi presidente do Rotary Club São José do
Rio Preto - Distrito 4480
Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre
qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento
humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia
humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de
conduta frente à realidade.
É articulista de vários jornais, revistas
especializadas e sites.
R. Ondina, 44 - Redentora São José do Rio Preto - SP
Fone: (0xx17) 3233 2556
|
O PIQUENIQUE DAS TARTARUGAS
Uma família de tartarugas decidiu sair para um piquenique. As tartarugas,
sendo naturalmente lentas, levaram sete anos preparando-se para o passeio.
Passados seis meses, após acharem o lugar ideal, ao desembalarem a cesta
de piquenique descobriram que estavam sem sal. Então, designaram a
tartaruga mais nova para voltar em casa e pegar o sal, por ser a mais
rápida. A pequena tartaruga lamentou, corou e esperneou. Concordou em ir,
mas com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse. Seis
anos se passaram e a pequenina não tinha retornado. Ao sétimo ano de sua
ausência, a tartaruga mais velha já não suportando mais a fome, decidiu
desembalar um sanduíche. Nesta hora, a pequena tartaruga saiu de trás de
uma árvore e gritou: "Viu! Eu sabia que vocês não iam esperar. Agora que
eu não vou mesmo buscar o sal."
Existem pessoas como a tartaruga, que desperdiçam o tempo, preocupadas com
o que os outros estão fazendo e deixando de fazer o que realmente lhes
competem. Tão preocupadas com a vida alheia, esquecem de viver a própria
vida, escondidas atrás das árvores esperando uma oportunidade para
justificar sua inoperância e acusar quem opera.
Administrar a própria competência com um tempero de maturidade dá
resultados fantásticos em qualquer atividade. Como é confortável
desenvolver atividades e projetos com pessoas seguras, apoiadas em sua
força de vontade e não nas fraquezas ou falhas dos outros; além de
confortável, é admirável e o relacionamento se transforma em algo muito
especial, onde a confiança se faz presente através de quatro elementos: 1.
Credibilidade: são pessoas que cumprem o que prometem e fazem o que dizem.
2. Autenticidade: são pessoas que dizem o que pensam e sentem, não são
dissimuladas. 3. Abertura: dividem com os outros as informações, não
escondem as cartas na manga para se fazerem importantes. 4. Aceitação:
aceitam as diferenças individuais e convivem bem com elas, dentro dos
parâmetros socialmente aceitáveis.
O sal que a tartaruga teria que buscar pode ser o elemento indispensável,
a peça do quebra-cabeça para um resultado feliz. Criam-se dificuldades,
além daquelas que naturalmente existem, pelos caprichos de mentes mal
resolvidas, personalidades com índices de perversidade, capazes de
provocar danos e destruição.
Lamentavelmente, tem-se que comer sanduíches sem sal no piquenique da vida
e ainda tolerar as tartaruguinhas tão lindas, espertinhas, velozes, porém
muito, muito perversas!
A sabedoria de Gibran Khalil Gibran é clara: “Eu vos digo que a vida é
realmente escuridão exceto quando há um impulso. E todo impulso é cego
exceto quando há saber. E todo saber é vão, exceto quando há trabalho. E
todo trabalho é vazio exceto quando há amor. E que é trabalhar com amor? É
pôr em todas as coisas que fazeis um sopro de vossa alma”
Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e
organizacional, graduada
pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora
|
|
|
CLIENTE - a busca da qualidade nas relações
interpessoais
Eder Pinhabel e
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma
vencedora
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
Sonhos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
Prosas e Versos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
|