Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5)
graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.
Especialista em Análise Transacional, é Membro
Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise
Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.
Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área
clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos,
casais e famílias.
Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as
necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou
privada em diversos segmentos de mercado.
Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil.
Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
Foi presidente do Rotary Club São José do
Rio Preto - Distrito 4480
Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre
qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento
humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia
humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de
conduta frente à realidade.
É articulista de vários jornais, revistas
especializadas e sites.
R. Ondina, 44 - Redentora São José do Rio Preto - SP
Fone: (0xx17) 3233 2556
|
PROFESSOR ESPERTO
Dizem que esta história é real e que aconteceu num curso de Engenharia de
uma Universidade, tornando-se “lenda”: quatro alunos resolveram viajar
juntos no final de semana, véspera de uma prova. Não estudaram e como o
final de semana estava muito bom, faltaram, não fizeram a prova na
segunda-feira; na terça-feira dirigiram-se ao professor dizendo: -
Professor! Fomos viajar, o pneu furou, não conseguimos consertá-lo,
tivemos mil problemas e por conta disso, todos nós atrasamos, mas
gostaríamos de fazer a prova!
O professor, muito compreensivo, disse: - Claro, vocês podem fazer a prova
hoje à tarde, após o almoço. E assim foi feito. Os rapazes foram para casa
e racharam de tanto estudar, na medida do possível. Na hora da prova, o
professor colocou cada aluno em uma sala diferente, sem qualquer meio de
comunicação com o mundo externo e entregou a prova.
Primeira questão da prova valendo 0.5 pontos: Escreva algo sobre a Lei de
Ohm.
Os quatro ficaram contentes, pois haviam lido algo sobre o assunto.
Pensaram que a prova seria muito fácil e que haviam conseguido se dar bem.
Segunda questão e última, valendo 9.5 pontos: Qual pneu furou?
A moral da história poderia ser: mentira tem perna curta. Considero
relevante que as pessoas desqualificam a percepção do outro; sentem-se
espertas e não consideram a possibilidade de que suas justificativas,
desculpas, explicações são ouvidas sem necessariamente serem acreditadas.
Pais que fazem “vista grossa” para as mentiras e omissões que os filhos
ainda pequenos, costumam contar e fazer, e ainda reproduzem para os
outros, (“ai que gracinha, olha como são espertas estas crianças de hoje
em dia!”) colaboram para que os filhos cresçam apoiados nesta distorção:
enganar é ser esperto e isso é OK.
Um dos valores mais importantes na carreira de um profissional, em
qualquer que seja a sua função, do mais alto executivo ao mais simples
colaborador, é a sua idoneidade, seu caráter, sua conduta transparente,
que vai gerar confiança nos relacionamentos. Iludidos por recompensas
imediatistas, as pessoas se adentram em situações constrangedoras e deixam
a marca que dificilmente se apagará da mente daqueles que foram envolvidos
nas suas pseudoespertezas.
Sim, o mundo é dos espertos! É de pessoas assim espertas, como este
professor, que deu aos alunos uma lição muito mais importante do que todas
as aulas do curso de engenharia.
Não devemos, portanto, subestimar a capacidade das pessoas em perceber os
atalhos construídos na comunicação, denominados trapaças pelo psiquiatra
Eric Berne. Mais cedo ou mais tarde, as trapaças são reveladas e costumam
causar decepções e muitos transtornos nos relacionamentos profissionais e
pessoais.
Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e
organizacional, graduada
pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora
|
|
|
CLIENTE - a busca da qualidade nas relações
interpessoais
Eder Pinhabel e
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma
vencedora
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
Sonhos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
Prosas e Versos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
|