Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5)
graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.
Especialista em Análise Transacional, é Membro
Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise
Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.
Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área
clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos,
casais e famílias.
Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as
necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou
privada em diversos segmentos de mercado.
Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil.
Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
Foi presidente do Rotary Club São José do
Rio Preto - Distrito 4480
Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre
qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento
humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia
humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de
conduta frente à realidade.
É articulista de vários jornais, revistas
especializadas e sites.
R. Ondina, 44 - Redentora São José do Rio Preto - SP Fone:
(0xx17) 3233 2556
|
SAPOS FERVIDOS
Segundo estudos biológicos, quando um sapo é colocado num recipiente com a
mesma água da lagoa, fica estático durante o tempo em que a água é
aquecida até ferver; ou seja, o sapo não reage à mudança do ambiente, ao
aumento da temperatura gradual e morre inchado quando a água ferve.
Por outro lado, um sapo, quando jogado no recipiente, porém, com a água já
fervendo, tende a saltar imediatamente para fora; ficará meio chamuscado,
mas viverá!
O professor Luiz Carlos Cabrera, da Fundação Getúlio Vargas, faz uma
analogia deste experimento com o comportamento humano: A Síndrome do Sapo
Fervido ocorre quando, diante das mudanças, as pessoas não percebem ou não
reagem a elas – permanecem quietinhas esperando o tempo passar ou
esperando uma ordem para obedecer. Assim, bons negócios são desativados e
pessoas são demitidas após vários toques sutis ou diretos; os diretos têm
um nome bonito: feedback ou retro alimentação. O mercado dá feedback, o
cliente dá feedback, o líder dá feedback, a psicóloga dá feedback, mas o
“sapo” fica ali, sentindo a água esquentar, sem nada fazer!
Outros, diante das transformações e sinais de mudanças, fazem como o sapo
que pula: reagem! Reformulam-se rapidinho, saltam para um lugar seguro
que, no meu entendimento, é o realinhamento de performance, individual ou
corporativo.
Passei por uma experiência interessante, como cliente; fazia compras num
estabelecimento comercial onde um choquinho era recebido ao tocar em
determinado local. Eu recebi este choquinho muitas vezes; dei um tempo
para tomarem uma providência, pois vários clientes sinalizaram o ocorrido;
eu me perguntei por que eu estava insistindo em comprar num
estabelecimento que me brindava com um inesperado choque! Havia alguma
coisa de errado comigo! Parei de esperar “a água esquentar”.
Luiz Carlos Cabrera afirma: “temos vários sapos fervidos por aí, prestes a
morrer, porém boiando estáveis e impávidos na água que se aquece a cada
minuto”. Elas acreditam que tudo vai passar sem que tenham que fazer
absolutamente nada, apoiadas talvez num ponto forte que pode deixar de ser
suficiente para mantê-las na posição que estão.
A Síndrome do Sapo Fervido pode afetar tanto colaboradores quanto
gestores: ambos acomodados, “boiando” no campo da produtividade, da
qualidade ou do mercado. Os clientes? Ah, estes, podem fazer como eu fiz:
comprar em outro lugar!
Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e
organizacional, graduada
pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora
|
|
|
CLIENTE - a busca da qualidade nas relações
interpessoais
Eder Pinhabel e
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma
vencedora
Kátia Ricardi de Abreu
Editora Casa do Livro
Sonhos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
Prosas e Versos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
(edição esgotada)
|