Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5)
graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.
Especialista em Análise Transacional, é Membro
Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise
Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.
Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área
clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos,
casais e famílias.
Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as
necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou
privada em diversos segmentos de mercado.
Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil.
Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
Foi presidente do Rotary Club São José do
Rio Preto - Distrito 4480
Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre
qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento
humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia
humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de
conduta frente à realidade.
É articulista de vários jornais, revistas
especializadas e sites.
R. Ondina, 44 - Redentora São José do Rio Preto - SP Fone:
(0xx17) 3233 2556
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VALE A PENA SER CERTINHO?
Você pega a caneta bic do seu colega e não devolve? Uma pesquisa revela
que mais de 70% pegam, mas devolvem quando percebem que a caneta não é
sua. Mais da metade dos participantes da pesquisa assumiram que já
faltaram ao trabalho e disseram ao chefe que estavam doentes. Quase a
metade dos participantes respondeu que já disse – ou sabe de alguém que
disse – ao cliente que o serviço ficaria pronto na data acertada, mesmo
sabendo que não poderia cumprir o prazo.
Uma adolescente me disse que não é permitido levar celular na escola. Esta
é a regra. A mãe insistiu para que ela levasse o celular, apenas para uma
emergência, deixando-o desligado. A jovem respondeu que não faria isso
porque estaria deixando de cumprir a regra da escola e porque queria ser
uma pessoa ética. Para algumas pessoas, esta pode ser uma atitude babaca,
exagerada, radical. Aprendemos socialmente a fazer o que é correto, mas
informalmente, existe a idéia de que não há nada de mal em tirar uma
vantagem aqui e ali. É uma duplicidade moral característica da cultura
brasileira. Assim, comportamentos duvidosos podem parecer normais.
Ser ético é agir corretamente, de acordo com os valores da cultura da
comunidade, estar tranqüilo com a consciência. As decisões éticas estão
fundamentadas num conjunto de valores e muitas vezes, significa perder
dinheiro e status.
E quanto às decisões não éticas? O que acontece com pessoas que tomam
decisões duvidosas? Na minha avaliação, a perda pode tornar-se maior. Para
se levar vantagens e favoritismos, passamos uma imagem, que uma vez
abalada, pode não ter o caminho de volta tão facilmente.
Segundo Robert Henry Srour, professor da USP, difícil não é fazer o que é
certo, é descobrir o que é certo fazer.
Ir pelo caminho certinho, não garante que a pessoa não encontrará
problemas. Pelo contrário, é aí que os problemas começam. Um ex-diretor de
RH de uma multinacional foi ameaçado de morte ao iniciar uma investigação
sobre desvios de verbas dentro da empresa. As pessoas que têm atitudes
éticas são geralmente consideradas chatas. A integridade é um valor, na
nossa sociedade, desde que favoreça os envolvidos. Lembre-se: os
passarinhos da mesma cor geralmente andam juntos.
Passar a perna para se sobressair a qualquer custo nas empresas
transformou o ambiente de trabalho em local propício para mentiras,
omissões, desonestidade, má conduta, ciladas elaboradas. Quem se preocupa
em ter uma carreira sólida e respeitada, deve dar atenção para suas
atitudes, pois são elas que determinarão a sua permanência no universo
corporativo e no mundo dos negócios.
Estou de acordo com Shri Sathia Sai Baba: algumas pessoas dizem que
conhecimento é poder, mas isso não é verdade. Caráter é poder!
Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga
clínica e organizacional, graduada pela PUCCAMP, consultora de empresas,
palestrante e escritora
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CLIENTE - a busca da qualidade nas relações
interpessoais
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Kátia Ricardi de Abreu
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NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma
vencedora
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(edição esgotada)
Prosas e Versos de Natal
Kátia Ricardi de Abreu e outros autores
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