Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.

Especialista em Análise Transacional, é Membro Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.

Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais e famílias.

Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou privada em diversos segmentos de mercado.


Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.

 

Foi presidente do Rotary Club São José do Rio Preto - Distrito 4480

Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de conduta frente à realidade.

É articulista de vários jornais, revistas especializadas e sites.

 

 

 

 


 

R. Ondina, 44 - Redentora
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VALE A PENA SER CERTINHO?

Você pega a caneta bic do seu colega e não devolve? Uma pesquisa revela que mais de 70% pegam, mas devolvem quando percebem que a caneta não é sua. Mais da metade dos participantes da pesquisa assumiram que já faltaram ao trabalho e disseram ao chefe que estavam doentes. Quase a metade dos participantes respondeu que já disse – ou sabe de alguém que disse – ao cliente que o serviço ficaria pronto na data acertada, mesmo sabendo que não poderia cumprir o prazo.
Uma adolescente me disse que não é permitido levar celular na escola. Esta é a regra. A mãe insistiu para que ela levasse o celular, apenas para uma emergência, deixando-o desligado. A jovem respondeu que não faria isso porque estaria deixando de cumprir a regra da escola e porque queria ser uma pessoa ética. Para algumas pessoas, esta pode ser uma atitude babaca, exagerada, radical. Aprendemos socialmente a fazer o que é correto, mas informalmente, existe a idéia de que não há nada de mal em tirar uma vantagem aqui e ali. É uma duplicidade moral característica da cultura brasileira. Assim, comportamentos duvidosos podem parecer normais.
Ser ético é agir corretamente, de acordo com os valores da cultura da comunidade, estar tranqüilo com a consciência. As decisões éticas estão fundamentadas num conjunto de valores e muitas vezes, significa perder dinheiro e status.
E quanto às decisões não éticas? O que acontece com pessoas que tomam decisões duvidosas? Na minha avaliação, a perda pode tornar-se maior. Para se levar vantagens e favoritismos, passamos uma imagem, que uma vez abalada, pode não ter o caminho de volta tão facilmente.
Segundo Robert Henry Srour, professor da USP, difícil não é fazer o que é certo, é descobrir o que é certo fazer.
Ir pelo caminho certinho, não garante que a pessoa não encontrará problemas. Pelo contrário, é aí que os problemas começam. Um ex-diretor de RH de uma multinacional foi ameaçado de morte ao iniciar uma investigação sobre desvios de verbas dentro da empresa. As pessoas que têm atitudes éticas são geralmente consideradas chatas. A integridade é um valor, na nossa sociedade, desde que favoreça os envolvidos. Lembre-se: os passarinhos da mesma cor geralmente andam juntos.
Passar a perna para se sobressair a qualquer custo nas empresas transformou o ambiente de trabalho em local propício para mentiras, omissões, desonestidade, má conduta, ciladas elaboradas. Quem se preocupa em ter uma carreira sólida e respeitada, deve dar atenção para suas atitudes, pois são elas que determinarão a sua permanência no universo corporativo e no mundo dos negócios.
Estou de acordo com Shri Sathia Sai Baba: algumas pessoas dizem que conhecimento é poder, mas isso não é verdade. Caráter é poder!


Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e organizacional, graduada pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora
 


 

 


CLIENTE - a busca da qualidade nas relações interpessoais

Eder Pinhabel e

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 


NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma vencedora

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 

 

Sonhos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

 

 

 

Prosas e Versos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

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