Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982.

Especialista em Análise Transacional, é Membro Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil.

Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais e famílias.

Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou privada em diversos segmentos de mercado.


Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.

 

Foi presidente do Rotary Club São José do Rio Preto - Distrito 4480

Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de conduta frente à realidade.

É articulista de vários jornais, revistas especializadas e sites.

 

 

 


 

R. Ondina, 44 - Redentora
São José do Rio Preto - SP
Fone: (0xx17) 3233 2556 

 

 

A organização e seus líderes          

            Conheci Fela Moscovici em Curitiba, em um Fórum de Análise Transacional. Amor de pessoa, autora do livro “A Organização por trás do Espelho” onde analisa os mistérios dos grupos. Segundo a autora, os líderes empresariais cumprem missões como profetas, sacerdotes, juízes, guerreiros, reis, heróis.

Fela cita Martin Buber, que elaborou uma original tipologia de “liderança bíblica” que pode indicar fases de vida da empresa. Cinco tipos de liderança são delineados em função de estágios seqüenciais históricos da Sagrada Escritura: o Patriarca, o Líder, o Juiz, o Rei e o Profeta, que transcrevo abaixo:

O Patriarca (Abraão) representa simbolicamente o fundador da empresa. É uma figura poderosa e carismática que exerce influência marcante e duradoura sobre a modelagem da cultura organizacional, mesmo após seu afastamento. Pode ser amado, respeitado e venerado, ou temido, odiado e hostilizado. Conheci uma empresa na qual havia um quadro que estampava o rosto do fundador, na sala da diretoria, atrás da mesa onde sua filha, na época presidente, recebeu-me. A influência do fundador estava nítida no comportamento das pessoas com quem conversei.

O Líder bíblico (Moisés) equivale ao Líder empresarial que sucede o Patriarca e fixa novos rumos para conduzir a organização a objetivos mais amplos e elevados, estimulando a empresa a ousar, abandonar procedimentos que no passado, foram bem sucedidos e criar novas formas de atuação. É raro, mas o próprio fundador pode se transformar neste líder. Porém, geralmente o fundador da empresa resiste em tomar rumos ousados porque tudo deu certo no início do jeito que ele fez.

O Juiz ajuda o povo a respeitar as leis nas relações humanas. Para muitos líderes empresariais, o mais importante é fazer cumprir fielmente as regras de funcionamento, assegurando a ordem interna para alcançar vitórias justas.

O Rei é o líder consagrado por Deus para governar o povo em Seu nome. É ao mesmo tempo admirado e temido. Na empresa, o líder mais poderoso é o CEO, de direito inquestionável.

O Profeta é o líder que se contrapõe ao rei e ao povo, denunciando excessos e incoerências, desvios da lei divina, e apregoando desgraças que se abaterão sobre todos, se persistirem naquela maneira viciosa de agir. A figura do inovador visionário, que antecipa cenários, propõe soluções originais para escapar aos desastres vindouros, criticando falhas da liderança e dos liderados. No meu entendimento, é um mediador entre a diretoria da empresa, gerência e o chão de fábrica. É o profissional de recursos humanos?

Segundo Fela Moscovici, a história de cada empresa parece reproduzir simbolicamente esses tipos de liderança desde a fundação, passando por mudanças, crises, fracassos e sucessos, crescimento e glória!

Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga graduada pela PUCCAMP, especialista clínica em Análise Transacional pela ALAT e UNAT-Brasil, consultora de empresas, palestrante e escritora

 

 

 

 

 


 

 

 

Livro Virtual
Você leitor, poderá dar

suas opiniões, dizer o que pensa dos personagens, sugerir como vou c

onduzir a história.

 


CLIENTE - a busca da qualidade nas relações interpessoais

Eder Pinhabel e

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 


NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma vencedora

Kátia Ricardi de Abreu

Editora Casa do Livro

 

 

 

 

Sonhos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

 

 

 

Prosas e Versos de Natal

Kátia Ricardi de Abreu e outros autores

(edição esgotada)

 

Site desenvolvido por Media Assessoria de Comunicação - Todos os direitos reservados - 2006